quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tutorial de Redes sem cabo.

Visto que temos muitas dúvidas aqui no fórum sobre redes sem fio, resolvi criar este mini tutorial, foi criado com o intuito de pessoas com nenhuma/pouca experiência tirem suas dúvidas espero que gostem e aproveitem, e claro que se houver erros, por favor corrijam.


Neste tópico citarei:

- Equipamentos - Tipos e Marcas

- Padrões de Tecnologias - 802.11b, g

- Segurança - WPA e WEP

- Exemplos de montagem de uma rede local sem-fio

- Equipamentos:

Os equipamentos mais utilizados em conexões sem fio são os AP´s (Access Point), Cartões PCMCIA, Adaptadores USB, Antenas, Cabos e conectores.

1 - Access Point: Ele pode trabalhar de 2 maneiras diferentes, assim como um modem adsl: Bridge ou Router.
AP router, além dele transformar o sinal que recebe via cabo em RF, ele tem a capacidade de interligar diversos computadores em uma rede interna e ainda usa NAT, possibilitando a interligação de vários computadores a internet.
Diferentemente, o AP em modo Bridge que só faz a conversão de cabo para wireless.
Marcas mais conhecidas: Encore, D-link, Linksys e Samsung.

2 - Cartão PCMCIA: São cartões de rádio utilizados para redes sem fio. Utilizados normalmente em notebooks para a recepção de sinal wireless, podendo também serem conectados a AP´s de grande porte para transmitir/receber sinal.
Marcas mais conhecidas: Encore, Avaya e Orinoco.

3 - Adaptadores USB: Há pouco tempo no mercado, temos esse produto que serve como uma mini-antena para a tranmissão/recepção de RF, vem substituindo os cartões PCMCIA por serem mais robustos e mais baratos.
Marcas mais conhecidas: D-link e Encore.

4 - Antenas: Encontramos no mercado uma variedade de antenas, formas, potência, etc. As mais utilizadas são as:
Direcionais - parecem um canhão e alcançam grande distância. Uma antena tem que enxergar a outra para uma perfeita conexão (visada).
Omnidirecionais - são antenas que irradiam num ângulo de 360º horizontais, ideal para provedores de internet para atingir um diâmetro médio de 3Km.
Parabólicas - são antenas direcionais também, e são mais comuns que os "canhões", são bastante utilizadas pois possuem um bom custo benefício.
Marca mais conhecida: Zirok

5 - Cabos: para a ligação entre os equipamentos são usados:
Cabos coaxiais – são utilizados para interligar a antena ao equipamento.
Pigtail – ele faz a conversão do conector BNC (de cabo coaxial) para outro conector para ser conectados aos AP's ou cartões PCMCIA.


Tecnologias:

Wi-fi:
802.11b - Frequência 2.4Ghz - Taxa máxima de transmissão nominal 11Mbps


802.11g - Frequência 2.4Ghz - Taxa máxima de transmissão nominal 54Mbps


Por trabalharem na faixa de 2.4 Ghz, eles causam e sofrem com interferências relacionados a Forno de Microondas, Telefones sem-fio, Bluetooth. Esse padrões são os mais utilizados no mercado devido ao seu custo benefício. Vale lembrar que essas taxas são taxas teóricas, na prática são bem menores devidos a variações de ruídos, local, e outros fatores como capacidade de correção de erros e etc.

São utilizados no mercados outras tecnologias de rede sem-fio, como IR(infra-vermelho), Bluetooth e WiMax.


Segurança:

WEP – Wired Equivalent Privacy, foi o primeiro protocolo de segurança para redes sem-fio adotado no mercado. Utiliza algoritmos de criptografia e de detecção de erros para segurança, mas ainda sim é muito vulnerável á ataques.


WPA – Wireless Protected Access, foi desenvolvido para aumentar o nível de segurança nas redes sem-fio, é uma evolução do WEP. Os algoritmos de criptografia e detecção de erros são muito superiores que aos utilizados pelo protocolo WEP.


Infra-estrutura de uma rede local wireless:

Supondo que eu tenha uma adsl em casa(modem não roteado), com 1 computador desktop e um notebook com wireless onboard que eu recem acabei de ganhar (essa é clássica), e queria colocar wireless, o que eu faço?

Bom, você precisará apenas de um AP-Router. Conecte no AP o cabo sainte do modem ADSL na porta WAN. Conecte um cabo do AP (porta LAN) ao desktop e configure para utilizar IP automático, pois a maioria das vezes o AP ja vem configurado com DHCP ativo. Abra o prompt de comando e digite "ipconfig" para verificar o seu gateway padrão. Acesse o Brownser ( Internet Explorer/Firefox/Opera) e entre com o endereço: http://"gateway_padrão".
Assim você estará acessando as configurações de seu AP, agora configure para o AP trabalhar com IP dinãmico, pois sua conexão adsl deve ficar mudando de IP diariamente.
Recomendações:
a) Mudar a senha padrão do AP.
b) Mudar o SSID (nome da rede) do nome default.
c) Ativar algum protocolo de segurança como o WEP ou WPA.

0 comentários:

Enviar um comentário