terça-feira, 6 de julho de 2010

Como fazer um Back-up em seu computador

Neste tutorial ensinaremos Passo a Passo uma das maneiras de Como fazer BACKUP dos arquivos do computador ou seja uma Cópia de Segurança dos seus arquivos para evitar perdas de informações importantes caso seu computador sofra algum problema.

É indispensável dizer sobre a importância de fazer BACKUP não é mesmo, pois já imaginou você perder o seu trabalho de conclusão de curso as vésperas de sua apresentação de faculdade? Pessoal, o backup é tão importante mas que muitos não dão importância. Já vimos homens barbados chorando pois perderam tudo em seus computadores. Muitas empresas podem até mesmo chegar a fechar suas portas pois tudo que elas possuem encontram-se armazenadas dentro dos HDs dos seus computadores.

Já imaginou perder todas aquelas suas fotos inesquecíveis, aquele vídeo que você passou horas produzindo, todos os seus documentos mais importantes, todos aqueles clientes, contratos ou contas a pagar digitados? Para evitar todas estas dores de cabeça leia atentamente este material que preparamos para você. Ao final dessa matéria você poderá assistir nossa a vídeo aula de como fazer backup dos arquivos do computador.







BACKUP

Fazer um BACKUP, significa apenas copiar para um local de armazenamento seguro tudo aquilo que você não deseja perder de maneira nenhuma. Fazer um backup é o simples ato de copiar as informações (fotos, músicas, vídeos, trabalhos, documentos) do HD do seu computador para um outro dispositivo de armazenamento como um CD, DVD, PEN DRIVE, MP4, EMAIL ou até mesmo para um outro computador. Procedendo dessa maneira, caso o HD do seu computador queime ou seu micro seja roubado você terá todas as suas informações (fotos, músicas, vídeos, trabalhos, documentos) salvos em um outro local seguro. Isto evitará perder tudo aquilo que você considera importante e que levou horas, meses ou até mesmo alguns produzindo.

Fazendo um BACKUP no Email

Um método simples de fazer BACKUP e que pode ser utilizado por muitas pessoas é o simples ato de enviar suas informações importantes para o seu próprio email.

Imagine que seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso Universitário) está todinho digitado no Word na pasta Meus Documentos do seu computador, o ideal é fazer um BACKUP desse seu arquivo ou seja fazer uma cópia de segurança desse trabalho. Para isso basta enviar o seu trabalho para o seu próprio Email, assim caso o seu computador venha a sofrer algum problema você poderá ficar mais tranquilo pois tem uma cópia atualizada do seu trabalho em seu próprio email.

Essa é uma das possíveis maneiras de fazer um BACKUP e é uma maneira simples e que a maioria das pessoas pode fazer e assim ficarem mais aliviadas. O BACKUP é uma medida preventiva no intuito de evitar que algum problema aconteça.

Backup por email veja os questionamentos com relação a este método

Imagine que queimou o computador onde seu trabalho se encontrava, e agora o que fazer ? Digamos que um dia antes de seu computador queimar ele estava funcionando normalmente e você por precaução enviou uma cópia atualizada do trabalho para o seu próprio email.

Logo após enviar o trabalho por email você lembrou de incluir algumas anotações que faltavam como as referências bibliográficas por exemplo. Após incluir as referências bibliográficas e como já era tarde da noite, você acabou desligando o micro e foi dormir. Devido ao seu cansaço você não enviou o trabalho atualizado com as referências novamente para o seu email. No dia seguinte, você resolve ligar seu computador para fazer os últimos ajustes no trabalho, porém o computador não quer ligar, pânico geral, coração a mil, a cabeça fica zonza, dor de barriga e agora?

Simples, vá até sua faculdade, acesse seu email e abra o seu trabalho normalmente. É claro que as referências bibliográficas você terá que refazê-las pois a cópia existente em seu email foi antes de você incluir as referências lembra-se ? Você foi se deitar e preferiu não ter o desgaste de reenviar o trabalho atualizado para o seu email. Tudo bem, não há problema algum com isso, melhor perder algumas horas redigitando as referências bibliográficas do que ter que refazer o trabalho de meses todinho novamente não acha?.

Evite o Retrabalho

Como tempo é algo que ninguém tem sobrando hoje em dia, segue algumas dicas para evitar o retrabalho por menor que ele seja.

Para evitar que você tenha que refazer algo novamente como no caso das referências bibliográficas apresentadas acima ou seja para evitar qualquer tipo de retrabalho o ideal é criar uma política de BACKUP na sua casa ou na sua empresa. Uma política de BACKUP nada mais é do que se policiar ou criar algumas regras ou métodos para realizar BACKUP. Por exemplo: Toda vez que terminar de digitar um documento importante envie uma cópia atualizada para o seu email. Este simples ato poderíamos chamar de sua política particular de backup.

Puxa mais isso é muito cansativo ter que abrir o email anexar o trabalho e aguardar o computador realizar o envio, nossa toda vez vou ter que fazer isso? O ideal seria que sim, mas é você quem deve avaliar qual será o seu nível de retrabalho caso seu computador venha a dar problema ou seja roubado. É você quem deve decidir se fará o seu BACKUP todo dia, toda semana, ou uma vez por mês. Mas calma, existem métodos automáticos para realizar este trabalho duro em seu lugar, continue lendo.

O que deve-se ter em mente é que se o seu computador queimar quanto de retrabalho você terá ou quantas horas e desgaste terá que desempenhar para colocar tudo em ordem como era antes? E aquelas fotos inesquecíveis como você fará para recuperá-las, impossível não é mesmo, como é que você vai tirar as fotos novamente se nunca fez um BACKUP delas? E aqueles clientes, ou todas aquelas contas a pagar lançadas ou baixadas que você havia feito como irá redigitar tudo novamente se você já não tem mais os dados do cliente ou das contas pagas ? Existem coisas que se o computador queimar basta você refazer mas existem outras que jamais você conseguirá recuperar então pense nisso e comece a fazer BACKUP e estabelecer a política de periodicidade com que você deverá realizá-lo.

Backup Automático

Existem formas de criar backup automático. É perfeitamente possível programar o computador para que ele copie automaticamente todos os dias a pasta “Meus Documentos” ou qualquer outra pasta do seu computador para o seu pen drive ou dvd por exemplo. Isto também é uma política de backup, a única diferença é que esta política de backup é automática. O backup automático evita que você tenha que se lembrar de fazer backup todos os dias, basta deixar o seu pen drive plugado no seu computador e programá-lo para que ele faça tudo sozinho.

Organizar as pastas do computador

Para facilitar a sua organização e o processo de realização do BACKUP o ideal é salvar os arquivos importantes em uma única pasta do seu HD. Por exemplo crie uma pasta chamada Projetos dentro da pasta projetos crie outras pastas que você achar necessário como por exemplo Financeiro, Pessoal, Família e assim por diante. Desta maneira quando você precisar realizar um BACKUP bastará copiar apenas a pasta Projetos para o seu pen drive ou dvd por exemplo e tudo que estiver dentro da pasta projetos será salvo.


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